Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua encerra Grande Prémio Jornal de Notícias com sucesso

A equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu de forma brilhante a sua participação no 33º Grande Prémio Jornal de Notícias, que terminou no dia 1 de setembro, com a oitava e última etapa na Maia. A prova de oito dias foi marcada por performances notáveis da equipa, 2 vitórias em etapas, classificação dos pontos quentes e classificação da juventude.

Na derradeira etapa de 161,1 quilómetros, em Maia, a equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua tinha um objetivo, assegurar a classificação da juventude, e assim foi, Andres Taboadas chegou integrado no pelotão na chegada na Maia, sendo o melhor atleta sub-23 em prova, algo que foi trabalhado ao longo dos 8 dias de competição. Andrés Taboada, coroou uma semana excepcional, este feito demonstra não apenas o talento individual de Taboada, mas também o compromisso da equipa em desenvolver jovens promessas do ciclismo.

Relativamente à liderança da juventude, Andres Taboada refere que:”Para mim é um ano que se cumpriu, vestir de branco e manter a liderança até ao fim foi difícil. Foram 8 dias no centro das atenções, só tenho palavras de agradecimento para os meus colegas de equipa, para o staff e para o meu diretor, sem eles não teria sido possível alcançar esta vitória. Não consigo pensar numa melhor forma de terminar um ano que foi tão complicado para mim, depois de ter estado doente mais de metade do ano, concentrei-me nos últimos 2 meses neste prémio e aqui estão os resultados. Tenho um longo caminho a percorrer, cada dia é uma nova aprendizagem e estou na equipa certa para crescer como ciclista.”

O ciclista Leangel Linarez foi também protagonista, conquistando a vitória na etapa inaugural e novamente na quarta etapa, demonstrando sua habilidade e velocidade em sprints decisivos, não obstante também conquistou a classificação dos pontos quentes, envergando a camisola dos pontos quentes no pódio final.

Com uma estratégia eficaz e uma forte presença nas fugas e a mostrar as suas cores ao longo dos oito dias de competição, a Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua não só se destacou nas vitórias, mas também mostrou um desempenho consistente que solidificou a sua reputação no ciclismo nacional. A estratégia coletiva foi fundamental para os sucessos individuais, com os ciclistas se apoiando mutuamente em momentos cruciais.

O diretor desportivo da equipa, Gustavo Veloso expressou a sua satisfação com o desempenho geral: "Estamos extremamente orgulhosos do que alcançámos neste Grande Prémio, foi muito positivo para a equipa, depois de todos os contratempos que tivemos ao longo da temporada. Os resultados obtidos demonstram todo o trabalho que foi realizado até então, estivemos na luta todos os dias, com o Leangel nas vitórias e o Matias no Top-5 nas restantes chegadas ao sprint. O triunfo de Taboada na classificação da juventude é o resultado de um esforço coletivo extraordinário e da aposta que a equipa decidiu fazer na juventude. Fomos protagonistas nesta corrida e isto é muito importante mentalmente para a equipa, depois de um temporada com alguns pontos baixos, foi uma ótima maneira de terminar o ano.”

A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua encerra a sua participação no Grande Prémio Jornal de Notícias 2024 com um balanço altamente positivo, reafirmando a sua posição como uma das equipas de destaque no cenário do ciclismo português.


Classificação Geral 
1.º  Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor), 27h59m34s
17.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 8m20s
44.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 35m03s
57.º Nicolas Saez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 44m14s
62.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 51m51s
63.º Gonçalo Amado (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 51m55s
76.º  Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 1h06m12s

Classificação Geral Juventude
1.º Andres Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 28h07m54s

Classificação Geral Pontos Quentes
1.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 6 pontos