Prata para Martingil, Montanha para Bruno Silva no Troféu Joaquim Agostinho

Na primeira etapa do 47.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, realizada no dia 12 de julho de 2024, o espanhol David González da equipa Caja Rural – Seguros RGA conquistou a vitória ao sprint, depois de uma batalha acessa com César Martingil, que conseguiu o 2.ª lugar para a equipa Tavfer -Ovos Matinados - Mortágua.

Bruno Silva marcou presença na fuga, arrecadando pontos importantes para a classificação das montanhas, sendo o novo líder das Montanhas.

A primeira etapa em linha do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho, contou com uma viagem de 171 quilómetros, que começou na Foz do Arelho e terminou na Lourinhã. 
Uma fuga de seis corredores, logo no início da etapa, decidiu, ainda longe da meta, o dono da camisola da montanha, sendo que Bruno Silva, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, passou em 1.º lugar nas duas contagens de montanha do dia.
A fuga chegou a obter uma diferença de mais de seis minutos, mas o esforço das equipas na frente do pelotão reduziu essa vantagem, anulando a fuga a 32 quilómetros do final. Um erro no percurso neutralizou a corrida por alguns quilómetros, sendo retomada cerca de 12 quilômetros antes da linha de chegada. Após a retomada, foi decidido que os tempos não seriam contabilizados para a etapa, ficando em disputa apenas a vitória na tirada.

A três quilômetros da chegada, César Martingil e David González destacaram-se do pelotão, sendo que a disputa pela vitória ficou entre os dois, com o espanhol a sair vitorioso.
João Matias integrado no pelotão fechou no Top-10.

Bruno Silva declara que: “A etapa começou tranquila, a fuga fez-se logo no primeiro quilómetro, o objetivo não era de todo a fuga, mas proporcionou-se, com o primeiro prémio de montanha aos 5 quilómetros, o qual tentei vencer e consegui.
A fuga começou a ganhar tempo. A partir daí, tinha o objetivo de vencer o segundo prémio de montanha e assim envergar a camisola azul!  Feliz por envergar esta camisola, é um prémio para toda a equipa pelo trabalho de hoje! Amanhã será um novo dia, uma nova oportunidade de somar pontos!”

Cesár Martingil, 2.º lugar na etapa de hoje, declara que: “Saímos com o objetivo da chegada ao sprint, com o engano no percurso estivemos bastante tempo parados. Aí voltou a haver uma nova partida, saímos todos juntos na frente da corrida e assumimos até aos 2,5 quilómetros para a chegada. O atleta da equipa espanhola atacou, e o Matias mandou-me seguir com ele, inicialmente puxámos igual por igual, depois o atleta parou de trabalhar, e eu não tive sangue frio de não puxar no final, paguei o desgaste no sprint.
Tenho a agradecer ao João por ter dado a liberdade de atacar e procurar a minha oportunidade.”


CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA 
1.º David González ( Caja Rural – Seguros RGA ), 4h27m26s
2.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
8.º João Matias (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
23.º António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua),  mt
49.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
50.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt
68.º Andrés Taboada (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

CLASSIFICAÇÃO DA MONTANHA - CLASSIFICAÇÃO GERAL
1.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 10 pontos