João Matias ciclismo

João Matias veste Camisola Azul em dia de muitas quedas

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 1ª Etapa da Volta ao Algarve, uma ligação de 199,1 quilómetros, entre Portimão e Lagos. João Matias esteve em grande destaque, esteve presente na fuga do dia e após vencer a segunda contagem de montanha do dia, assegurou a subida ao pódio e envergou a Camisola Azul no final do dia.

Foi ao quilómetro 17 que se deu a primeira fuga desta Volta ao Algarve. 4 elementos se escaparam ao pelotão, e entre eles estava João Matias que marcava a presença da equipa na frente da corrida. Logo ao quilómetro 39 havia a primeira montanha do dia de 4ª categoria onde João Matias foi o segundo a passar e somou pontos importantes. Alguns quilómetros mais à frente, na Meta Volante de São Bartolomeu de Messines, João Matias foi o primeiro a passar.

Na segunda e última contagem de montanha do dia de terceira categoria em Nave, João Matias foi muito audaz e guardou todas a suas forças para o último quilómetro da subida, onde ultrapassou os adversários com grande categoria e venceu, somando assim 4 pontos que lhe permitiram no final ser o Líder da Classificação da Montanha, subindo assim ao pódio para envergar a Camisola Azul. Um marco importante para a equipa e para o João, que subiu pela primeira vez ao pódio da Volta ao Algarve. No final, Matias afirmava que “No dia de hoje queríamos estar presentes na fuga do dia para demonstrar as cores da Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados e acabou por me tocar a mim. Depois de conseguir isso lutei pela Camisola da Montanha e consegui estar no pódio, o que me deixa muito feliz. Numa prova desta categoria como a Volta ao Algarve é muito bom poder envergar uma camisola! Estão aqui os melhores e nós estamos motivados neste início de época para continuar a estar na frente!”.

O nervosismo habitual na primeira etapa de uma competição importante provocou duas quedas, que limitaram o sprint a um grupo restrito. Nos últimos 40 quilómetros nestas duas quedas, ficaram envolvidos Gonçalo Carvalho, Nicolas Saenz. Ambos conseguiram terminar a etapa, apesar de algumas perdas de tempo e estão sob observação.

A segunda etapa, a disputar nesta quinta-feira, será um teste aos candidatos, que, maioritariamente, escaparam às quedas e têm o mesmo tempo de Fabio Jakobsen. Os 182,4 quilómetros, que vão ligar Albufeira ao alto da Fóia (Monchique) farão a primeira triagem.

 

Classificação Etapa
Portimão - Lagos: 199,1 Kms
1.º Fábio Jakobsen (Quick Step – Alpha Vinyl), 4h56m29s
38.º Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 38s
74.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 51s
82.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 57s
106.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 3m31s
133.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
134º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt
136.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

Classificação Motanha
1.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 6 pts