Gonçalo Carvalho fecha os 10 primeiros e Bruno Silva terminou de Verde
A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na Clássica de Viana do Castelo, uma ligação de 150,2 quilómetros entre Barroselas e Viana do Castelo. Uma verdadeira clássica do Norte, com os últimos 50 quilómetros a serem feitos num verdadeiro carrossel entre subidas, pavê e sterrato.
Corrida que começou bastante rápida logo com duas metas volantes nos primeiros 30 quilómetros. Logo aos 9 quilómetros Leangel Linarez levou de vencida a primeira meta volante do dia e alguns quilómetros mais à frente foi Bruno Silva a partir na ofensiva, com a companhia de Nuno Meireles. Os dois entenderam-se na perfeição e acabaram por ganhar uma vantagem máxima de cerca de 6 minutos.
Entre si dividiram as despesas na frente e Bruno Silva venceu as outras duas Metas Volantes da prova, assegurando assim no final a conquista da Camisola Verde, símbolo de líder da Classificação das Metas Volantes. Um dia onde Bruno Silva partiu na aventura, rolou durante diversos quilómetros na frente e foi recompensado por isso.
No pelotão, a equipa fez um grande trabalho de aproximação à subida de Santa Luzia, e deixou os seus líderes Gonçalo Carvalho e António Barbio bem colocados para a abordagem da subida. Alguns percalços mecânicos com Gonçalo Amado e Pedro Pinto que furaram em alturas decisivas, e não mais conseguiram entrar na frente da corrida.
No grupo da frente após a primeira passagem pelo sterrato, ficávamos com Gonçalo Carvalho numa altura em que o grupo tinha pouco mais de 10 unidades. Gonçalo resistiu e inclusive tentou a sua sorte atacando no alto da subida e também já dentro dos últimos 5 quilómetros nos últimos setores de pavé. Atitude muito agressiva do nosso corredor que no final acabou por ser o 10º classificado na etapa, uma boa prestação.
No final o diretor desportivo Xavier Silva mostrava-se satisfeito “Foi uma clássica onde a equipa esteve bem, conseguimos colocar um homem no pódio e houve uma união muto grande e um trabalho de entreajuda para que no final o Gonçalo conseguisse terminar na 10ª posição.”
Classificação Etapa
Barroselas – Viana do Castelo: 150,3 Kms
1.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 3h49m13s
10.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 1m44s
28.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 11m10s
32.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 12m19s
44.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 15m02s
DNF António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)
DNF Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)
DNF Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)
Classificação Metas Volantes
1.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 11 pts
Classificação Equipas
1.º Efapel Cycling, 11h31m06s
7.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 19m23s